Os melhores produtos regionais portugueses

Os melhores produtos regionais portugueses

Saco Adoro-te Mãe

Não é nenhuma novidade que Portugal é centro de uma grande atração por turistas, devido à história, à tradição, aos recursos naturais e à gastronomia do nosso país. Conhecer as maravilhas de Portugal e os seus produtos regionais não se aplica só aos estrangeiros, pois qualquer português pode ficar a conhecer o seu país vasto em cultura e gastronomia.

Com uma região abundante tanto em vegetação, como oliveiras e videiras, assim como na criação de gado, como ovelhas e cabras, é normal que a gastronomia se foque em termos regionais, aumentando ainda mais a qualidade dos produtos gastronómicos que o nosso país tem para oferecer.

Nesta lista, vamos destacar alguns dos alimentos portugueses mais populares e mais apreciados pelos turistas, dando mais ênfase a produtos de qualidade gourmet. Muitos destes produtos são orgânicos e confecionados através de meios tradicionais e à mão.

Doces, Geleias e Compotas

Em Portugal já existe uma tradição muito grande que persistia das famílias do campo, onde aproveitavam os frutos maduros de mais das árvores para fazer compotas, doces ou geleias, evitando assim que fosse desperdiçada comida. Hoje em dia, existe uma grande variedade destes produtos e, muitos deles, ainda são produzidos de forma artesanal. Os mais populares são:

  • Doce de Tomate, melhor acompanhado com pão ou bolachas;
  • Doce de Abóbora, melhor acompanhado com queijo requeijão;
  • Marmelada, melhor acompanhado com queijo;
  • Doce de Figo, melhor acompanhado com algum queijo duro ou pão.

De forma a garantir a melhor qualidade destes produtos, tente procurar em mercados diários ou lojas especializadas em produtos gourmet. Dessa forma, poderá garantir o melhor equilíbrio de açúcares e de fruta. O mel também é uma compota bastante popular por Portugal e poderá ser encontrado pelos mesmos locais.

Conservas de Peixe e Patés – produtos regionais

Com uma vasta extensão de oceano a cobrir grande parte da costa portuguesa, a disponibilidade de peixe de qualidade é grande. De facto, sempre o foi, e é por isso que existem conservas de produtos de peixe que se encontram preservadas há vários anos.

Geralmente, estes alimentos são conservados em azeite, piripíri, ou molho escabeche, o que vai acabar por fornecer um sabor único ao peixe conservado. Algumas das conservas de peixe e derivados mais procuradas em Portugal são:

  • Conservas de Atum Açoreano;
  • Conservas de Bacalhau;
  • Conservas de Carapau;
  • Conservas de Cavala;
  • Conservas de Polvo;
  • Conservas de Lulas;
  • Conservas de Mexilhão;
  • Paté de Sardinha;
  • Paté de Atum;
  • Paté de Porco;
  • Paté de Pato;
  • Paté de Veado.

No que respeita às conservas, tente procurar por embalagens enlatadas que se encontrem cobertas com outra embalagem em formato de caixa. Geralmente, essa variedade é mais requintada e possui uma qualidade superior. Já acerca dos patés, esses são vendidos em frascos e deverão ser acompanhados por pão, queijo e vinho.

Queijos Alentejanos – Os melhores produtos regionais

Tanto quando abordámos as compotas, como quando falámos sobre as conservas, que o queijo se revelou um acompanhamento constante. Ora, o queijo é realmente um alimento indispensável na mesa dos portugueses e, por ser um produto tão regional, é servido aos turistas em praticamente todos os restaurantes e cafés. Algumas boas recomendações incluem:

  • O Queijo de Ovelha de Évora, é um queijo premiado, com uma consistência firme, mas não demasiado dura, de origem protegida;
  • O Queijo de Ovelha Curado, um alimento curado, de consistência não muito dura, da região do Alentejo;
  • O Queijo de Nisa, é um queijo típico do Alentejo com origem protegida, curado e com uma pasta semidura;
  • A Merendeira de Ovelha Envelhecida, que é um queijo alentejano de ovelha, curado e envelhecido;
  • O Queijo Serpa, que é um queijo de ovelha curado, com uma consistência mole e amanteigada.

Tente procurar por produtos regionais, por estes apresentarem as características mais naturais possíveis e os modos de confeição mais tradicionais. Os queijos do Monte do Ganhão são produtos de alta qualidade e confecionados de forma tradicional e com aditivos naturais.

Sal Marinho

Como também já foi referido, a costa de Portugal é uma fonte de enriquecimento para o país, e o sal é só mais uma das maravilhas gastronómicas que derivam dessa condição. A costa de Aveiro, a costa de Lisboa e a costa do Algarve compõe os três maiores focos de recolha de sal do país. Todos eles utilizam técnicas de produção tradicionais que já existem há muitas décadas e não parece que vá desaparecer das cozinhas tão depressa. O sal mais comum é o sal marinho e tente comprar da região do Algarve para a melhorar qualidade.

Qualquer cozinheiro português vai utilizar sal nas suas refeições, mesmo que seja uma família amadora a preparar uma refeição. O sal é algo típico da cultura portuguesa e é algo que muitos portugueses têm a possibilidade de adquirir, devido ao seu preço reduzido. O sal com maior qualidade é chamado flor de sal, que é o mais rico em minerais, e pode até ser encontrado numa mistura com ervas aromáticas, o que o torna perfeito para dar um toque final a qualquer refeição.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza cookies para uma melhor experiência do utilizador. Concorda?

Politica de Privacidade

You were not leaving your cart just like that, right?

Enter your details below to save your shopping cart for later. And, who knows, maybe we will even send you a sweet discount code :)