O Monte do Ganhão implementou algumas medidas de “Zero Desperdício” e o consumo consciente. Desta forma a produção de requeijão e almece é planeada de acordo com as encomendas para que não existam desperdícios.
No caso de existências de excedentes de “produto feito” com a validade reduzida são feitas doações às instituições de solidariedade com quem costumamos colaborar.
Compromisso Ambiental
Desde sempre que a responsabilidade sobre o ambiente esteve presente na nossa empresa. Esta responsabilidade está presente em várias frentes da sua atuação, na política economia circular implementada, em pequenos gestos do dia -a- dia e na promoção de gestos diários que visam reduzir o nosso impacto sobre o planeta.
Economia Circular
Desde sempre, uma das grandes preocupações do Monte do Ganhão foi os resíduos e o desperdício que em unidades de produção tem sempre uma escala maior. Foi neste contexto que se desenvolveu um trabalho que é continuo, de reciclagem e de transformação do resíduo em benefício.
O excedente do soro resultante do fabrico de queijo é introduzido em ração animal, sendo um ingrediente de alto valor proteico de valor acrescentado na alimentação animal.
Os estrumes são separados e armazenados e espalhados pelos campos de cultivo, como fertilizante natural.