Sabe como conservar queijo corretamente?

Sabe como conservar queijo corretamente?

como conservar queijo


É mais do que óbvio que por aqui somos verdadeiros amantes de queijo, mas também é necessário saber conservar queijo corretamente este alimento que está bastante presente no dia-a-dia dos portugueses e acompanha bem qualquer refeição. Chegou a hora de tirar todas as dúvidas
quanto à sua preservação.


Temperatura de conservação


A temperatura ideal para conservar os queijos varia de acordo com o tipo de queijo em questão, os queijos de casca dura devem ser mantidos entre os 8 e os 12 graus, enquanto que os queijos moles conservam-se melhor em temperaturas mais baixas, entre os 4 e os 8 graus.
Se guardarmos no frigorifico, devemos utilizar as gavetas normalmente usadas para os vegetais, ou seja, a parte inferior que é mais fria.


Embalar o queijo

É importante embalar corretamente o queijo, por exemplo, utilizar a embalagem original do queijo, papel de alumínio ou então película aderente, mas com cuidado para não apertar demasiado a película pois o queijo pode sobreaquecer e criar bolor.
Se não quiser manter o queijo na embalagem, pode utilizar recipientes hermeticamente fechados. Se preferir esta opção, tenha cuidado com os queijos de pasta mole uma vez que podem fermentar devido à falta de oxigénio e causar um odor pouco agradável.


Tempo de conservação

Tal como outros alimentos, não podemos manter diferentes tipos de queijo durante o mesmo período de tempo. Os queijos mais pequenos, os queijos pouco curados, os queijos macios e os queijos com baixo teor de gordura são os que possuem menos tempo de conservação e não devem ser mantidos no frio por mais de 15 ou 20 dias.
No caso dos queijos amanteigados, devemos consumi-los o mais rápido possível e não os guardar por mais de um mês. Os queijos de cabra prensados podem ser armazenados entre 1 e 2 meses se tiverem cerca de 1kg.
Os queijos de ovelha de pasta prensada são os que podem ser armazenados por mais tempo, 1 kg pode ser guardado durante meses, e quanto mais rija for a pasta do queijo e mais gordura o leite tiver, melhor se vai manter.


Conservar queijo no congelador: sim ou não?

As opiniões são diversas no que toca a congelar queijo, mas o fato é que o congelamento do queijo macio e cremoso é uma boa escolha para que este não se estrague, mas devemos ter em consideração que com o congelamento vai haver perda do sabor original do queijo. Já com os queijos duros, uma vez descongelados, vão desfazer-se ao serem cortados.
Uma boa dica para quem opta por congelar queijo é fazê-lo já cortado, assim, apenas descongelamos a parte que será consumida.
Aconselhamos que consuma queijo à temperatura ambiente de maneira a que fique no seu estado natural e se preserve as suas caraterísticas ao máximo. A temperatura ideal é entre os 18 a 20 graus no caso dos queijos moles e entre os 22 a 24 graus para os queijos que têm
massa dura ou semidura.
Após este pequeno tutorial está apto para conservar corretamente os seus queijos!

One Response

  1. Belmiro Ferreira diz:

    Obrigado ,gostei !

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza cookies para uma melhor experiência do utilizador. Concorda?

Politica de Privacidade

You were not leaving your cart just like that, right?

Enter your details below to save your shopping cart for later. And, who knows, maybe we will even send you a sweet discount code :)