Publicado em Deixe um comentário

Sabe como conservar queijo corretamente?

como conservar queijo


É mais do que óbvio que por aqui somos verdadeiros amantes de queijo, mas também é necessário saber conservar queijo corretamente este alimento que está bastante presente no dia-a-dia dos portugueses e acompanha bem qualquer refeição. Chegou a hora de tirar todas as dúvidas
quanto à sua preservação.


Temperatura de conservação


A temperatura ideal para conservar os queijos varia de acordo com o tipo de queijo em questão, os queijos de casca dura devem ser mantidos entre os 8 e os 12 graus, enquanto que os queijos moles conservam-se melhor em temperaturas mais baixas, entre os 4 e os 8 graus.
Se guardarmos no frigorifico, devemos utilizar as gavetas normalmente usadas para os vegetais, ou seja, a parte inferior que é mais fria.


Embalar o queijo

É importante embalar corretamente o queijo, por exemplo, utilizar a embalagem original do queijo, papel de alumínio ou então película aderente, mas com cuidado para não apertar demasiado a película pois o queijo pode sobreaquecer e criar bolor.
Se não quiser manter o queijo na embalagem, pode utilizar recipientes hermeticamente fechados. Se preferir esta opção, tenha cuidado com os queijos de pasta mole uma vez que podem fermentar devido à falta de oxigénio e causar um odor pouco agradável.


Tempo de conservação

Tal como outros alimentos, não podemos manter diferentes tipos de queijo durante o mesmo período de tempo. Os queijos mais pequenos, os queijos pouco curados, os queijos macios e os queijos com baixo teor de gordura são os que possuem menos tempo de conservação e não devem ser mantidos no frio por mais de 15 ou 20 dias.
No caso dos queijos amanteigados, devemos consumi-los o mais rápido possível e não os guardar por mais de um mês. Os queijos de cabra prensados podem ser armazenados entre 1 e 2 meses se tiverem cerca de 1kg.
Os queijos de ovelha de pasta prensada são os que podem ser armazenados por mais tempo, 1 kg pode ser guardado durante meses, e quanto mais rija for a pasta do queijo e mais gordura o leite tiver, melhor se vai manter.


Conservar queijo no congelador: sim ou não?

As opiniões são diversas no que toca a congelar queijo, mas o fato é que o congelamento do queijo macio e cremoso é uma boa escolha para que este não se estrague, mas devemos ter em consideração que com o congelamento vai haver perda do sabor original do queijo. Já com os queijos duros, uma vez descongelados, vão desfazer-se ao serem cortados.
Uma boa dica para quem opta por congelar queijo é fazê-lo já cortado, assim, apenas descongelamos a parte que será consumida.
Aconselhamos que consuma queijo à temperatura ambiente de maneira a que fique no seu estado natural e se preserve as suas caraterísticas ao máximo. A temperatura ideal é entre os 18 a 20 graus no caso dos queijos moles e entre os 22 a 24 graus para os queijos que têm
massa dura ou semidura.
Após este pequeno tutorial está apto para conservar corretamente os seus queijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *