Os Benefícios do Queijo para a Saúde

Os Benefícios do Queijo para a Saúde

Os melhore queijos

O queijo é um alimento recheado de benefícios para a saúde humana, e essa é uma grande razão pela qual este alimento é tão consumido mundialmente, sobretudo no nosso país. A história do queijo já é antiga e a sua fabricação está muito interligada com o consumo de leite. No entanto, a implementação de leite que deriva dos animais está a diminuir cada vez mais, ao contrário dos queijos.

Primeiramente, é necessário compreender que nem todos os queijos são criados da mesma forma e há muitos destes alimentos que são processados de forma errada ou nos quais são adicionados complementos que se tornam prejudiciais à saúde. Como tal, é fundamental existir informação acerca dos benefícios dos queijos, para saber o que procurar na próxima vez que decidir comprar este alimento.

Benefícios do Queijo para a Saúde Oral

Benefícios do queijo

Os dentistas já provaram através de alguns estudos que o consumo de queijo consegue ajudar a prevenir cáries. Isto deve-se ao queijo aumentar os níveis de pH na boca, que, por sua vez, é auxiliado pelo processo de mastigação do queijo, que irá aumentar a produção de saliva. O queijo contém ainda uma textura pastosa que se poderá agarrar aos dentes, protegendo os mesmos de diversos componentes, como ácidos.

Benefícios do Queijo para os Ossos

Benefícios do queijo

Já é bem sabido que o leite contém cálcio, o que, por sua vez, vai contribuir para fortalecer os ossos presentes no corpo humano. Ainda mais, o leite também contém Vitamina D, que aumenta ainda mais esse fator beneficial. É também de conhecimento geral que os ossos tendem a perder a sua densidade após alguma idade do indivíduo, o que contribui para um enfraquecimento da estrutura óssea, conhecido como a condição de osteoporose.

A osteoporose consiste na fragilidade dos ossos, e os indivíduos de que dela padecem estão muito sujeitos a fraturas, particularmente das ancas, da cintura ou das vértebras. A maior causa para contrair osteoporose é uma deficiência dos níveis de cálcio, o que pode ser resolvido com o consumo de leite ou, neste caso, de queijo.

Os produtos de laticínios, como o queijo, possuem um bom equilíbrio de vitaminas e minerais e, se implementados de uma forma correta na sua alimentação, poderão fortificar os seus ossos e prevenir que um dia mais tarde possa contrair osteoporose.

Benefícios do Queijo para Aumentar o Peso

Muitos são aqueles que sabem que nem sempre as dietas se resumem a perder peso, e, muitas das vezes, é necessário que algumas pessoas adotem uma dieta destinada a lhes aumentar o peso. No caso do queijo, é um alimento adequado para ganhar peso de uma forma saudável.

Isto torna-se extremamente importante para crianças que estão abaixo do peso recomendado ou até de atletas que querem aumentar a quantidade do seu peso de uma forma que não seja prejudicial à sua saúde. O queijo possui gordura e proteína, assim como vitaminas e minerais, e o seu alto valor de calorias torna-o num alimento bastante calórico e saudável, pelo que também é recomendado moderação para não exagerar.

Benefícios do Queijo para a Tensão Alta

Para quem sofre de problemas como a hipertensão, existem estudos que comprovam que o consumo de produtos lacticínios, como o queijo, podem reduzir os valores da tensão. Ao incluir queijos na sua dieta, os seus valores de pressão arterial sistólica poderão baixar até cerca de 4 mmHg. No entanto, há que considerar os valores de sódio.

Benefícios do Queijo contra o Cancro

O cancro é um dos problemas de saúde que mais corrói a população de todo o mundo, incluindo a de Portugal. Por isso, sempre que existem medidas que possam ser implementadas nos nossos hábitos de vida, serão bem-vindas. Pois, fique a saber que o queijo pode prevenir alguns tipos de cancro, como o colorretal e o da bexiga. Isto deve-se à presença das vitaminas, do cálcio e do ácido presentes no queijo.

Benefícios do Queijo para o Sistema Imunitário

Benefícios do queijo

Está provado por meio de alguns estudos que o queijo, quando em conjunto com bactérias probióticas, consegue aumentar o desempenho do sistema imunitário e, assim, por sua vez, prevenir doenças que assombram sobretudo os mais velhos. No entanto, procure queijos de qualidade e com os nutrientes necessários presentes na sua composição.

Benefícios do Queijo para a Tiroide

A tiroide é uma pequena glande que se encontra no nosso pescoço e que pode vir a trazer algumas complicações para a nossa saúde ao longo do tempo. Como tal, de forma a evitar esse desfecho, saiba que o queijo também é benéfico para a saúde da sua tiroide.

O que o queijo irá fazer é equilibrar os seus níveis de hormonas, o que, por sua vez, irá prevenir o aparecimento de alguma possível complicação na tiroide. Procure por queijos ricos em selénio, que geralmente é encontrado em queijos mais duros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza cookies para uma melhor experiência do utilizador. Concorda?

Politica de Privacidade

You were not leaving your cart just like that, right?

Enter your details below to save your shopping cart for later. And, who knows, maybe we will even send you a sweet discount code :)