Rastreamento
O Monte do Ganhão procurou equipar a sua unidade de produção com sistemas que garantam a qualidade e a segurança alimentar.
O sistema de rastreabilidade implementado permite um mapeamento do controlo de todo o processo de produção até ao produto final, desta forma, facilmente identifica-se e extingue-se algum problema que possa surgir em alguma das fazes de produção, e que possa pôr em causa a segurança alimentar dos produtos finais.
A linha de produção assenta ainda em critérios ligados as boas praticas agrícolas, nascendo o conceito “natural desde a origem”. A naturalidade do produto final – o queijo – que começa na implantação de uma agricultura orgânica no cultivo dos cereais que alimentam os nossos rebanhos de ovelhas e que se prolonga ao longo da cadeia de recolha da matéria-prima (o leite), até à fases de fabrico e embalamento dos queijos.
Conservação
Queijo Curado
O queijo curado deve ser mantido sempre a temperatura ambiente de forma a garantirmos o seu tempo de duração.
O queijo embalado em vácuo devera ser aberto 30 minutos antes de servir, para que as características do produto, cheiro, sabor e textura sejam percecionadas durante a degustação.
O bolor
Um queijo com bolor visível poderá não estar estragado, nesta situação devemos limpar o queijo com óleo ou azeite alimentar, e em seguida fazer o teste dos sentidos: observar, cheirar e provar, se o queijo mantiver o seu sabor original, podemos comê-lo em segurança.