Diversão à mesa: o melhor queijo para todos os gostos!

Diversão à mesa: o melhor queijo para todos os gostos!

Os melhore queijos

O queijo é um dos alimentos mais versáteis que existe numa cozinha, pode ser utilizado em vários pratos e de diferentes maneiras e é praticamente garantido que só fará maravilhas ao seu paladar. Basta dar asas à imaginação.

Tal como um bom vinho, também é preciso saber servir queijo para preservar o máximo do seu sabor. Servir queijo é a parte mais simples, o importante é saber que cada queijo requer diferentes cuidados: a temperatura, o modo de preparo e o corte são fatores a ter em atenção antes de servir qualquer tipo de variedade.

Deixe-se inspirar pelas nossas dicas.

Os melhores queijos alentejanos

Qual a temperatura ideal e como cortar queijo?

A temperatura ambiente é a ideal. É recomendável retirar o queijo do frigorífico cerca de 30 minutos antes de servir para que atinja o ponto máximo do sabor.

O corte é outro elemento importante a ser considerado para saber como servir queijo corretamente. Cada queijo possui um aroma e textura distintos, para evitar interferências de sabores e odores o ideal é manter uma faca para cada tipo de queijo.

Para cortar queijos firmes, use uma faca própria para queijo ou uma faca afiada sem serra, mergulhe cerca de cinco minutos em água quente e seque. Deslize a faca do fundo para a frente do alimento, aplicando alguma pressão de modo a cortar o queijo de forma uniforme.

Para queijos mais macios, como por exemplo o queijo brie, pode ser utilizada uma faca de manteiga ou paté.

Já que falamos aqui do queijo brie, podem surgir algumas dúvidas sobre como servir este tipo de queijo e também o queijo camembert. Mas calma… O processo é muito mais simples do que imagina. O primeiro passo é retirar o queijo do frigorífico e deixá-lo de fora até atingir a temperatura ambiente. Uma vez atingida a temperatura ideal o queijo está pronto a ser cortado em pedaços e a ser servido com pão, compota ou até mesmo com fruta.

Quer surpreender os seus convidados? Revelamos aqui um segredo… O queijo brie também pode ser assado! Asse o queijo em forno pré-aquecido durante cerca de 15 minutos em temperatura média. Retire do forno e voilà! Vale tudo no que toca a degustar queijo.

Diversidade é a chave!

Crie uma tábua de queijos com diferentes variedades, diferentes tamanhos, formas e perfis de sabor ou textura para criar diversidade e deixar a sua tábua de queijos ainda mais saborosa e não se esqueça… distribua os pedaços ou fatias uniformemente na tábua. Maçãs, uvas, melão acrescentam diversidade à tábua de queijos, especialmente se o queijo for servido em festas.

O melhor queijo e bom vinho: o par perfeito!

Uma boa harmonização entre os alimentos e as bebidas para aprender como servir queijo e vinho é crucial. Queijos mais suaves harmonizam com vinhos mais leves. Já no caso dos queijos com um palato mais forte, o ideal é servir com vinhos encorpados.

Com este nosso pequeno tutorial está mais que apto para surpreender os seus convidados ou até mesmo a sua cara-metade num jantar romântico em casa com uma bela tábua de queijos. Dê asas à imaginação e deixe-se levar pela diversidade deste alimento que trará maravilhas ao seu paladar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza cookies para uma melhor experiência do utilizador. Concorda?

Politica de Privacidade

You were not leaving your cart just like that, right?

Enter your details below to save your shopping cart for later. And, who knows, maybe we will even send you a sweet discount code :)